Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Atenção ao parto em regional de saúde da Rede Mãe Paranaense / Childbirth care in a regional healthcare network of the Mãe Paranaense Network

Camatti, Fabiane Puerari da Silva; Ferreira, Helder; Ferrari, Rosangela Aparecida Pimenta; Silva, Rosane Meire Munhak da; Zilly, Adriana.
Rev Rene (Online) ; 21: e44067, 2020. tab
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125508
RESUMO Objetivo analisar a atenção ao parto em maternidades de uma regional de saúde na Rede Mãe Paranaense. Métodos estudo transversal, descritivo, em maternidades, com 395 puérperas, com aplicação de questionário estruturado, com análise de dados pelo teste de associação Qui-Quadrado ou teste-G, complementado pela análise de resíduos ajustados (p<0,05). Resultados maior escolaridade, maior renda, aborto e período interpartal <2 anos aumentaram as taxas de cesáreas. Intercorrências intraparto e antibioticoterapia estiveram relacionadas às cesáreas. A maioria não visitou a maternidade, foi respeitada, teve acompanhante e contato pele a pele (mãe-bebê), contudo, para 28,9%, houve desrespeito na escolha ao parto. Conclusão verificou-se redução de cesáreas entre multíparas e aumento para mulheres que sofreram aborto e com intervalo interpartal <2 anos. Antibioticoterapia e desrespeito a escolha do parto foram maiores para mulheres submetidas a cesáreas. Uso de ocitocina, presença de acompanhante e contato pele a pele foram mais evidentes no parto vaginal.
Biblioteca responsable: BR6.1