Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores obstétricos relevantes na adolescência: uma revisão integrativa no contexto nacional e internacional / Relevant obstetric factors in adolescence: an integrative review in the national and international context

Cecagno, Susana; Hartmann, Melissa; Braga, Luiza Rocha; Brito, Juliana Ferreira; Soares, Marilu Correa; Oleiro, Luanda Silva.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 24(3): 197-202, set-dez. 2020.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1129434
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, construída a partir de publicações científicas nacionais e internacionais publicadas entre 2008 e 2018, que versassem sobre os fatores obstétricos de risco na gestação de mulheres adolescentes. Os descritores empregados nesta busca foram "gravidez na adolescência" AND "gravidez de alto risco" AND "cuidado pré-natal". A estratégia de busca convergeu em 202 resultados e após recorte temporal investigativo resultaram 48 publicações. Realizou-se leitura criteriosa dos títulos e resumos quanto aos critérios de elegibilidade, resultando em 19 artigos na íntegra que foram analisados e discutidos. A identificação dos fatores obstétricos agravantes na gestação de adolescentes demostra que existe fragilidade no atendimento a esse grupo. Número de consultas pré-natais inadequadas, baixa escolaridade, desemprego, escassez no uso de métodos contraceptivos e preventivos, foram manifestados na demanda das adolescentes.
Biblioteca responsable: BR513.1