Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Compromissos diante da violência doméstica: olhar de universitários como cidadãos e futuros profissionais / Responsibilities in the face of intimate partner violence: the perspectives of college students as citizens and future professionals

Acosta, Daniele Ferreira,; Nunes, Priscila do Amaral,; Calcagno, Samanta Costa,; Conceição, Pamela Medina,.
Rev. eletrônica enferm ; 23: 1-9, 2021.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1290976

Objetivo:

analisar o conhecimento de universitários sobre os compromissos, profissionais e cidadãos, diante da violência doméstica contra a mulher.

Métodos:

pesquisa qualitativa realizada nas casas do estudante da Universidade Federal do Rio Grande, em Rio Grande/RS, no ano de 2019. Foram convidados, aleatoriamente, dois homens e duas mulheres de cada casa, totalizando 28 participantes. Todos responderam a entrevistas semiestruturadas e o corpus foi analisado segundo a Análise de Conteúdo.

Resultados:

enquanto alguns universitários não aproximavam a temática com seus cursos de graduação, outros a reconheciam como importante tema de debate e compromisso com a formação profissional. Como cidadãos, mencionaram o dever de debater o assunto entre amigos, denunciar casos de violência, oferecer apoio à mulher; embora apresentassem dúvidas sobre essa conduta.

Conclusão:

o reconhecimento dos compromissos frente à violência doméstica contra a mulher é uma das estratégias de enfrentamento.
Biblioteca responsable: BR584.1