Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A experiência de mulheres no pós-parto sobre o planejamento familiar / Experience of post-partum females on family planning

Santos, Karla Samara da Silva; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Brito, Priscilla Mecia Conceição de; Jerônimo, Aline Silva; Oliveira, Ellen Hilda Souza de Alcântara.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 12(1): 177-185, jan.-abr. 2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-988010
O estudo objetivou analisar a experiência de mulheres no pós-parto, sobre o planejamento familiar. Neste período, a mulher tende a receber menor atenção dos profissionais de saúde, uma vez que os olhares estão mais voltados ao recém-nascido, e as questões relacionadas à sexualidade não recebem atenção. Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada com 17 mulheres no período de até um ano pós-parto. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada para a coleta de dados e a análise temática de Bardin para a sua organização. Após a análise do material verbal coletado, três categorias emergiram Gravidez não planejada pela 'falha' do método; Consulta puerperal; e Planejamento familiar após o parto. O planejamento familiar preconizado pelo Ministério da Saúde não é compatível com as ações realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Isso porque as mulheres entrevistadas experienciaram, em sua maioria, gravidez indesejada e continuam vulneráveis a adquirir outras futuras gestações.
Biblioteca responsable: BR313.1