Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Remoçäo de corpo estranho da via aérea de criança por broncoscopia através de traqueotomia ou traqueostomia / Bronchoscopic removal of foreign body from airway through tracheotomy or tracheostomy

Fraga, José C; Pires, Alexandra F; Komlos, Marcia; Takamatu, Eliziane E; Camargo, Luciano G; Contelli, Fábio H. A.
J. pediatr. (Rio J.) ; 79(4): 369-372, jul.-ago. 2003.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-349855

OBJETIVO:

a maioria dos corpos estranhos aspirados para a via aérea é removida através de endoscopia respiratória. Em situações raras, a retirada deste material tem que ser realizada sob controle endoscópico, através de traqueotomia ou traqueostomia. A seguir, relatamos casos de crianças cuja remoçäo de corpos estranhos aspirados para a via aérea foi realizada por abertura traqueal. DESCRIÇÄO revisäo retrospectiva de prontuários, com relato de três crianças que aspiraram corpos estranhos para a via aérea. A primeira apresentou ruptura da cânula de traqueostomia, com aspiraçäo da porçäo distal da mesma. Foi realizada remoçäo endoscópica através do traqueostoma. A segunda aspirou tampa de caneta, que näo conseguia ser removida endoscopicamente, pois a mesma trancava e näo passava na regiäo subglótica. Foi realizado, entäo, traqueotomia cervical e remoçäo do corpo estranho sob controle endoscópico. A terceira apresentou corpo estranho aspirado para o brônquio principal esquerdo (palito de madeira), que foi removido através de broncoscopia, realizada pelo orifício da traqueostomia. Todas as crianças toleraram o procedimento endoscópico, com remoçäo do corpo estranho. No paciente em que foi realizada traqueotomia, a traquéia foi suturada após retirada do corpo estranho, näo havendo necessidade de realizaçäo de traqueostomia. Nas crianças com traqueostomia prévia, a mesma foi recolocada após a retirada do corpo estranho.

COMENTARIOS:

uma minoria dos corpos estranhos aspirados para a via aérea de criança näo pode ser removido somente por endoscopia. Quando o corpo estranho é demasiadamente largo que näo passa na regiäo subglótica, ou pontiagudo que possa traumatizar a via aérea, a remoçäo pode ser realizada por endoscopia, através de traqueotomia ou traqueostomia.
Biblioteca responsable: BR1.1