Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"Tocar a vida para frente": possibilidades de planos para o futuro de adolescentes que cometeram ato infracional / "To go forward with life": possibilities of future plans for adolescents who committed offenses / "Levar la vida hacia adelante ": posibilidades de planes para el futuro de adolescentes que cometieron acto de infracción

Sehn, Amanda Schöffel; Porta, Daniele Dalla; Siqueira, Aline Cardoso.
Adolesc. Saúde (Online) ; 12(1): 28-34, jan.-mar. 2015.
Artigo em Pt en es | Adolecbr | ID: abr-440

OBJETIVO:

Compreender a articulação das experiências vivenciadas pelos adolescentes que cumpriam medida socioeducativa em semiliberdade, investigando a possibilidade da construção de um projeto de vida.

MÉTODOS:

A amostra foi composta por 22 adolescentes, do sexo masculino, com idades entre 15 e 20 anos, que cumpriam medida socioeducativa em uma unidade de semiliberdade do interior do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas segundo a análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos adolescentes vislumbravam propostas para a construção de um projeto de vida. Os jovens também apontaram a instituição de semiliberdade como mediadora para a retomada dos estudos e a busca por um emprego.

CONCLUSÃO:

Assinalou-se a importância das instituições de semiliberdade na construção de um projeto de vida dos adolescentes. Além disso, são propostas políticas públicas de acompanhamento após o cumprimento da medida socioeducativa(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1