Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflections on graduate professor training / Reflexiones sobre la formación docente en el postgrado / Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação

Alves, Larissa Roberta; Giacomini, Márcia Aparecida; Teixeira, Verônica Modolo; Henriques, Silvia Helena; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(3): e20180366, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1012092
Resumo

Objetivo:

Refletir acerca de atividades voltadas para o desenvolvimento de pós-graduandos, em programa de estágio docente, na perspectiva de ensino e formação na pós-graduação Stricto sensu.

Método:

Trata-se de estudo reflexivo, fundamentado na formulação discursiva acerca de competências requeridas e diretrizes propostas pelo Plano Nacional de Pós-Graduação para a capacitação docente articulada à pós-graduação.

Resultados:

O programa de estágio docente é uma via para a formação de professores universitários por meio do preparo do pós-graduando. Além disso, mostra a relevância do papel docente supervisor na construção da aprendizagem desses indivíduos. Conclusão e implicações para a prática O primeiro contato com a prática da docência, por meio do programa de estágio docente, mostra-se relevante para a construção do olhar com criticidade do processo de ensino-aprendizagem. Nesse tipo de programa, é possível aprender a ser e a fazer a docência de forma coparticipativa, valorizar as relações interativas, impulsionar a autonomia, estimular a autoavaliação e autorreflexão do pós-graduando, permitindo que participe, ativamente, do processo de aprendizagem.
Biblioteca responsável: BR442.1