Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prácticas promotoras del autocuidado de la salud de mujeres en ejercicio de prostitución bogotá colombia / Promoting health self-care practices in women in the prostitution practice in bogotá, colombia / Práticas promotoras do autocuidado da saúde de mulheres em exercicio de prostitução bogotá colômbia

Melo-Barbosa, Olga Patricia; Castañeda-Sánchez, Karina; Peña-Ortiz, Estephania; Preciado-Méndez, Karol Estéfani.
Hacia promoc. salud ; 24(2): 60-74, jul.-dic. 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1012166
Resumo

Objetivo:

identificar as práticas promotoras de autocuidado de saúde, de mulheres em exercício de prostituição com base em fatores que influem em seu bem-estar físico, social e mental.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, realizada por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada que consta de perguntas abertas a dez mulheres maiores de idade, que exercem prostituição na cidade Bogotá D.C, no ano 2017. A informação foi coletada, analisada e classificada, de forma manual em quatro categorias detalhes pessoais, saúde geral, percepção dos serviços de saúde e programas de saúde.

Resultados:

as participantes do estudo estão entre a idade de 18 e 64 anos. Suas redes sociais são escassas, todas com a responsabilidade de manter a economia em suas casas, a falta de oportunidade laboral é o fator mais importante para exercer a prostituição. Manifestaram não ter consciência da importância de realizar-se examenes médicos com regularidade, tendem a associar suas problemáticas em saúde, com o não uso de preservativo centrando seu bem-estar físico, social e mental, claramente a âmbitos que compreendem sua sexualidade e aparato reprodutor.

Conclusões:

da informação obtida se conclui que as práticas de autocuidado das mulheres em exercício de prostituição se centram no cuidado do aparato sexual e reprodutivo, deixando de lado ações promotoras e de autocuidado em saúde o que repercute de maneira negativa em seu estado de saúde aumentando o risco de padecer doenças crónicas no transmissíveis.
Biblioteca responsável: CO54.4