Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestão em saúde: avaliação do acesso ao sistema regional / Health management: assessment of access to the regional system

Balderrama, Priscila; Gleriano, Josué Souza; Henriques, Silvia Helena; Ferreira, Janise Braga Barros; Alves, Larissa Roberta; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(4): 933-942, abr. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1017130

Objetivo:

avaliar o acesso ao sistema regional de saúde a partir das ações de atenção aos agravos cardiovasculares.

Método:

trata-se de um estudo misto, descritivo. Coletaram-se dados a partir dos Sistemas de Informação Ambulatorial e Hospitalar do SUS, armazenados em planilhas Microsoft Excel e analisados utilizando-se estatística descritiva. Posteriormente, selecionaram-se 41 participanetes (gestores e reguladores) para responderem um questionário semiestruturado sobre acesso em cardiologia na rede regional. Optou-se pela Análise Temática de Conteúdo para análise dos dados qualitativos.

Resultados:

registrou-se o incremento da produção de consultas e exames, indicando a ampliação da oferta de serviços, a redução das internações clínicas e o crescimento das internações cirúrgicas em Cardiologia. Revelaram-se, em entrevistas, aspectos da organização da atenção no sistema regional que favorecem o acesso à atenção integral em Cardiologia.

Conclusão:

conclui-se que houve uma melhoria do acesso à atenção cardiovascular. Aponta-se que a coordenação do cuidado e a melhoria da resolubilidade da Atenção Básica favorecem o acesso à saúde, que também requer a implantação de estruturas sólidas de gestão, envolvendo planejamento, controle, regulação e avaliação.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1