Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Passagem de plantão na atenção hospitalar / Switching shifts in hospital care

Peruzzi, Lidiane Maira; Goulart, Bethania Ferreira; Henriques, Sílvia Helena; Alves, Larissa Roberta; Laus, Ana Maria; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(4): 989-996, abr. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1017313

Objetivo:

identificar potencialidades e limitações da passagem de plantão de Enfermagem na atenção hospitalar.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, utilizando a Técnica do Incidente Crítico, com enfermeiros de unidades de internação de hospital público de ensino. Coletaram-se os dados por meio de entrevista semiestruturada, guiada por um roteiro, identificando-se as entrevistas com o número sequencial de realização. Empregou-se a estatística descritiva, que contribuiu para a descrição e a síntese dos dados em tabelas. Utilizou-se, em seguida, a técnica de Análise de Conteúdo para análise dos relatos.

Resultados:

obtiveram-se 76 situações, com 73,7% de referências negativas, nas categorias comunicação, interrupções na passagem de plantão, aspectos ambientais e aspectos organizacionais; 103 comportamentos, com 63,1% referências negativas, nas categorias comunicar, interromper a passagem de plantão, questionar a estrutura de trabalho e utilizar recursos tecnológicos; 126 consequências, com 65,8% de referências negativas, relativas à comunicação, tempo, organização do trabalho e relações interpessoais.

Conclusão:

evidencia-se, diante do predomínio de referências negativas, entendidas como limitadoras da passagem de plantão, a necessidade de intervenção da gestão dos serviços para superar as limitações e fortalecer os aspectos positivos.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1