Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais em saúde na ótica de adolescentes: foto voz / Social determinants in health from the adolescent's perspective: photo voice

Marim, Thais Delabarba; Partelli, Adriana Nunes Moraes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-9], 2019. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1046567

Objetivo:

investigar, sob a ótica de adolescentes, quais determinantes sociais influenciam a sua saúde e a da comunidade onde vivem.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo, empregando o Método Criativo Sensível, por meio da Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade foto voz, com dez adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública de periferia. Registraram-se as fotografias no bairro onde os adolescentes vivem, respondendo à questão geradora de debate "Para vocês, quais os fatores influenciam a sua saúde e a saúde da comunidade onde vivem?". Estimularam-se, em seguida, os adolescentes a relatar a motivação para a realização do registro fotográfico. Adotouse, para classificar, ordenar e sistematizar o material empírico, a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática.

Resultados:

obtiveram-se duas temáticas "Situação social em que se vive imagens da realidade social" e "Da consciência ingênua para a consciência crítica a voz dos adolescentes".

Conclusão:

ressalta-se que, quando se deu voz aos adolescentes observou-se que eles identificaram os determinantes sociais e refletiram como eles influenciam suas vidas e da coletividade. Informa-se que esse processo pode contribuir para a transformação de realidades e reduzir vulnerabilidades.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1