Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microbiological analysis of surfaces in butchers of the municipal market of Cuiabá / Análisis microbiológico de superficies en carnicerías del mercado municipal de Cuiabá / Análise microbiológica de superfícies em açougues do mercado municipal de Cuiabá

Lara, Evangreize; Félix, Camila Laturner; Duarte, Tiffany Dias; Vivi, Viviane Karolina.
J. Health NPEPS ; 4(2): 253-267, jul.-dez. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1047629

Objetivo:

isolar enterobactérias, principalmente as termotolerantes, presentes nas superfícies de facas, bandejas e tábuas utilizadas no manuseio de carne em açougues.

Método:

estudo transversal, realizado de abril a outubro de 2017 em nove estabelecimentos que comercializam derivados de carne em Cuiabá - Mato Grosso, Brasil. Coletaram-se amostras da superfície de três utensílios diferentes faca, tábua/tabuleiro e bandeja.

Resultados:

entre os utensílios utilizados no manejo de carne de aves, a faca obteve um maior crescimento de enterobactérias (4,36x104 UFC/cm2 ). A tábua de cortar carne de porco também reportou 7,44x104 UFC/cm2 . Para a carne bovina, a bandeja e o tabuleiro, respectivamente, apresentaram valores de 2,5x105 UFC/cm2 e 2,41x105 UFC/cm2 . O alto crescimento de enterobactérias é justificado pelos sulcos contidos nessas ferramentas, falta de manutenção e higiene. Também foi observada a presença de 27% de coliformes fecais e 73% dos coliformes totais.

Conclusão:

a partir dos dados obtidos, infere-se que as condições higiênicas e sanitárias não estão de acordo com a RDC nº 216/2004.
Biblioteca responsável: BR1972.9