Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais da saúde na consulta de enfermagem do pré-natal* / Social determinants of health in prenatal nursing consultation

Rocha, Carolina Gabriele Gomes da; Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss; Rumor, Pamela Camila Fernandes; Antonini, Fabiano Oliveira; Durand, Michelle Kuntz; Magagnin, Adriana Bitencourt.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-8], 2019.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1049678

Objetivo:

conhecer como são trabalhados os Determinantes Sociais da Saúde na consulta de Enfermagem do pré-natal na Atenção Primária à Saúde.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, com 15 enfermeiras, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, prosseguindo-se com a análise temática dos dados.

Resultados:

limita-se a compreensão sobre os Determinantes Sociais da Saúde a fatores relacionados à situação socioeconômica e à rede familiar da gestante. Revelou-se a atuação da equipe multiprofissional e enfatizou-se a necessidade de envolver ações intersetoriais. Identificaram-se limites e dificuldades relacionados à atuação dos enfermeiros sobre os determinantes e condicionantes que interferem na vida das gestantes.

Conclusão:

revela-se que, apesar de os enfermeiros não compreenderem o conceito de modo amplo, a atuação mostra-se como uma realidade durante o prénatal. Acrescenta-se, no entanto, que são múltiplas as barreiras enfrentadas pelas gestantes e são muitos os limites e dificuldades encontrados pelos profissionais para atuar amplamente sobre os Determinantes Sociais de Saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1