Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção das mulheres em situação de Abortamento frente ao cuidado de Enfermagem / Perception of women in abortion situation front of nursing care / Percepción de mujeres en abortación concuidado de enfermeira

Silva, Lorenna; Sales, Nayara; Santos, Renata; Albuquerque, Nayale.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(1): 44-55, 2020.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1052618

Introdução:

O aborto na vida da mulher pode modificar alguns funcionamentos fisiológico e psicológico do seu corpo e desenvolver medo, angústia e solidão. Daí ser fundamental encontrar uma equipe de enfermagem qualificada para recebê-la, de maneira coerente e ética.

Objetivo:

Identificar o cuidado da enfermagem a partir dos relatosdas mulheres em situação de abortamento.

Metodologia:

Estudo de campo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado no Hospital Jesus Nazareno em Caruaru, estado de Pernambuco,em agosto de 2016. Participaram oitomulheres que receberam a assistência de enfermagem durante o processo abortivo. Considerando-se as observâncias éticas da Resolução 466/12do Ministério da Saúde no Brasil,aplicou-se uma entrevista com as questões norteadoras "Como você foi recebida no hospital?", "De que forma recebeu a notícia sobre o aborto?", "Como você relata os cuidados da equipe de enfermagem?". Os dados foram transcritos das gravações e interpretados pela análise de conteúdo temáticade Bardin.

Resultados:

Após análisedos dados, emergiramas seguintes categorias "Acolhimento versus humanização" e "Medicalização na Assistência", revelandoa partir das falas das entrevistadas o acolhimento satisfatório desde a chegada até o atendimento final, com resolutividade,correlacionadocom os sentimentos vivenciadosexpressosnos relatos.

Conclusões:

Diante do exposto e corroborando com o objetivo do trabalho percebeu-se a importância do acolhimentoadequado às mulheres na unidade, que ainda pode e deve ser melhorado, a ausência do profissional enfermeiroem todas as etapasdeste cuidado, além da medicalização muitopresente no modelo do setor da saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1264.1