Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestante com esclerose múltipla: reflexão fenomenológica da mulher sobre o parto / Pregnancy in multiple sclerosis: a phenomenological reflection of a woman regarding labor

da Costa Belarmino, Adriano; Jesuana Martins Azevedo, Leonara; Teixeira, Ana Karoline Marques; Aparecida Teixeira Sousa, Bruna; Cunha Alves, Larissa; Rodrigues Ferreira Júnior, Antonio.
Av. enferm ; 38(1): 77-86, ene.-abr. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1089012
Resumo

Objetivo:

Descrever o parto e o nascimento na perspectiva da portadora de esclerose múltipla. Materiais e

método:

Estudo fenomenológico alicerçado na fenomenologia descritiva de Husserl e na fenomenologia social de Alfred Schütz. A descrição foi obtida por meio de entrevista fenomenológica efetuada com puérpera em agosto de 2018 em um hospital do Nordeste, Brasil. Foi aplicada a redução fenomenológica eidética para analisar os discursos da mulher com esclerose no pós-parto.

Resultados:

Da análise dos depoimentos, emergiram as categorias Medo de engravidar com esclerose múltipla (EM), Dor terrível e medo do parto, e Felicidade com o bebê.

Conclusões:

A maternidade em condições crônicas como a em proporciona novos significados no mundo da vida, em que o nascimento do bebê projeta novas perspectivas positivas para o futuro da mulher.
Biblioteca responsável: CO136.1