Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characteristics and performance of professionals of the Expanded Family Health and Basic Healthcare Centers / Características y actuación de los Núcleos Ampliados de Salud de la Familia y Atención Básica / Características e atuação dos profissionais dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica

Vendruscolo, Carine; Metelski, Fernanda Karla; Maffissoni, André Lucas; Tesser, Charles Dalcanale; Trindade, Letícia de Lima.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03554, 2020. tab., ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1091962
Resumo OBJETIVO Analisar as características e a atuação das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica de Santa Catarina. MÉTODO Pesquisa multicêntrica, com métodos mistos, amostra de 149 municípios (50,5% do estado) e 359 profissionais, mediante aplicação de Survey e entrevistas coletivas com cinco equipes, 43 profissionais. Os dados quantitativos foram analisados via estatística descritiva, e os qualitativos passaram por análise temática. RESULTADOS Encontraram-se 11 profissões integradas aos Núcleos, com predomínio de psicólogos (27%), fisioterapeutas (18%) e nutricionistas (18%). Os profissionais são, majoritariamente, mulheres (88%) com idade entre 30 e 39 anos (50,4%), cuja atuação envolve atendimento compartilhado, atividades coletivas de seu núcleo profissional, atividades em grupos e atenção individual aos usuários. Os profissionais participam da intermediação, regulação ou avaliação de encaminhamentos da Atenção Primária para os demais pontos da Rede. As entrevistas revelam um conjunto de ações de apoio técnico-assistencial e técnico-pedagógico e atuação especializada. CONCLUSÃO Os Núcleos Ampliados, apesar das dificuldades operacionais, têm atuado no suporte às equipes de Saúde da Família, fortalecendo a Atenção Primária.
Biblioteca responsável: BR41.1