Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Papel do acompanhante na hospitalização: perspectiva dos profissionais de enfermagem / Role of the companion in hospitalization: nursing professional's perspective

Brito, Mariana Viotti Nogueira; Ribeiro, Damaris Esther; Lima, Rogério Silva; Gomes, Roberta Garcia; Fava, Silvana Maria Coelho Leite; Vilela, Sueli de Carvalho; Sanches, Roberta Seron.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-7], 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1095923

Objetivo:

conhecer o significado do papel do acompanhante da pessoa hospitalizada na perspectiva dos profissionais de enfermagem.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório em uma instituição hospitalar, com 19 profissionais de enfermagem e se efetuou a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática para a organização dos dados.

Resultados:

delimitou-se um tema, denominado Acompanhante o auxílio que não deve incomodar, composto por três subtemas Agir esperado do acompanhante extensão da equipe de enfermagem; Código de conduta não divergir da equipe de enfermagem e Determinantes do acompanhar o real e o oculto. Apreendeu-se que, na perspectiva dos profissionais de enfermagem, o acompanhante deve desenvolver a função de auxílio à equipe, porém, sem interferir nas suas atividades, e que esta perspectiva influencia a decisão de possibilitar a permanência do acompanhante nos casos não previstos pela legislação.

Conclusão:

percebem-se discrepâncias acerca do papel do acompanhante entre os profissionais de nível médio e os de nível superior e evidencia-se a necessidade de reflexões acerca do significado deste papel.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1