Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

(In)congruência na assistência às mulheres em situação de abortamento: o que dizem os acadêmicos sobre seus processos formativos / (In)congruence in assisting women in situations of abortion: what academics say about their training processes / (In)congruencia en la atención de mujeres en situaciones de aborto: opinión de los alumnos sobre sus procesos de formación

Borges, Lídia Christina Vasconcelos; Clemente, Nathália Rezende; Netto, Luciana.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1297, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1096497
O abortamento está entre as principais causas de morte materna e se configura como um problema de saúde pública. Na assistência às mulheres nessa situação, nota-se despreparo dos profissionais de saúde, o que interfere na qualidade da assistência ao abortamento, com prejuízos para a mulher e para o profissional.

Objetivo:

analisar o preparo ético, legal, biomédico e psíquico sobre o abortamento, dos acadêmicos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social das instituições de ensino superior de um município do centrooeste de Minas Gerais, Brasil.

Método:

em 2018, foram realizadas entrevistas com 46 acadêmicos, transcritas considerando-se as características próprias da fala e analisadas pelo conteúdo.

Resultados:

os achados revelaram que a formação acadêmica dos profissionais de saúde para atuar na assistência integral e humanizada às mulheres em situação de abortamento abrange o preparo ético, legal, biomédico e psíquico. Os contextos acadêmicos mais favoráveis à formação desses profissionais são os que comportam a afinidade intrínseca com a temática, a aquisição de ensinamentos mediante vivências, além de haver questionamentos sobre o conhecimento adquirido, associado às limitações sociais ao tema.

Conclusão:

aposta-se na articulação entre educação superior e sistema de saúde e sugerem-se mudanças no processo de formação que reflitam diretamente na qualidade da assistência prestada, como reavaliação das matrizes curriculares, estímulo aos docentes e aos futuros profissionais a se capacitarem sobre a temática e ampliação da discussão do tema na sociedade, visto que os cursos são propostos em conformidade com as demandas sociais e os contextos locais.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2