Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde sexual e infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão integrativa / Sexual health and sexually transmitted infection in adolescence: an integrative review / Salud sexual e infecciones sexualmente transmiridas en la adolescencia: una revisión integrativa

Alves, Letícia de Sousa; Aguiar, Ricardo Saraiva.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(263): 3683-3687, abr.2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1100503

Objetivo:

avaliar o conhecimento e o comportamento sexual dos adolescentes acerca das infecções sexualmente transmissíveis.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados SCIELO, LILACS e BDENF por meio da estratégia PICO para definição da pergunta norteadora e do fluxograma PRISMA para seleção dos artigos. As buscas abrangeram o período de 2014 a 2019, sendo selecionados os artigos disponíveis em português, na íntegra e no formato original.

Resultados:

foram selecionados 10 artigos para a composição do estudo que demostraram déficit no conhecimento dos adolescentes acerca das infecções sexualmente transmissíveis, bem como não utilização do preservativo de modo rotineiro devido acreditarem que este inibe o prazer sexual.

Conclusão:

necessita-se orientar os adolescentes acerca das circunstâncias que acarretam às infecções sexualmente transmissíveis e sobre o uso correto do preservativo por meio de intervenções e educação em saúde nas escolas e nos serviços de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR21.2