Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Riscos psicossociais dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família / Psychosocial risks of Family Health Strategy Nurses

Celestino, Lázaro Clarindo; Leal, Laura Andrian; Ribeiro, Beatriz Maria dos Santos Santiago; Dalri, Rita de Cássia de Marchi Barcellos; Henriques, Silvia Helena.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-7], 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1116291

Objetivo:

analisar riscos psicossociais relacionados à carga, ao ritmo e à jornada de trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, no qual participaram 18 enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, foi realizada análise temática indutiva.

Resultados:

identificaram-se como riscos psicossociais o desvio de função, o acúmulo de atividades, longas jornadas de trabalho e ritmo de trabalho acelerado, acarretando a exaustão física e mental dos profissionais.

Conclusão:

deve-se promover o exercício da reflexão de gestores de saúde sobre as cargas e jornadas de trabalho impostas aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, repensando modelos de gestão participativa que os auxiliem no enfrentamento deste problema, incentivando o cumprimento das leis trabalhistas vigentes, além de sugerir possíveis estratégias pessoais e institucionais para eliminar ou minimizar os efeitos negativos dos riscos.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1