Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pandemia COVID-2019: formação e atuação da enfermagem para o Sistema Único de Saúde / COVID-2019 pandemic: nursing training and performance for the Unified Health System

Geremia, Daniela Savi; Vendruscolo, Carine; Celuppi, Ianka Cristina; Souza, Jeane Barros de; Schopf, Karina; Maestri, Eleine.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 40-47, ago. 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1116321

Objetivo:

compreender a atuação do enfermeiro no Sistema Único de Saúde frente ao Coronavirus Disease 2019 e sua relação com o processo de formação profissional.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, cuja produção das informações ocorreu por meio de entrevistas com enfermeiros representantes do ensino, da gestão e da atenção à saúde, protagonistas no enfrentamento da pandemia, em uma Macrorregião do estado de Santa Catarina. A técnica de análise utilizada foi o Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

emergiram duas Ideias Centrais (Des)valorização e/ou reconhecimento da atuação da enfermagem no Sistema Único de Saúde frente à Coronavirus Disease 2019; Formação em enfermagem e a Coronavirus Disease 2019 relevância da integração ensino-serviço.

Conclusão:

revelou a percepção política dos enfermeiros frente a crise de saúde pública agravada pela pandemia e a disposição para fortalecer a defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde. Os enfermeiros reconhecem a necessidade de valorização profissional, evidenciada pela crise. A integração ensino-serviço é reconhecida como essencial na formação em enfermagem no Sistema Único de Saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2