Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões acerca do exercício da supervisão de enfermagem no enfrentamento da covid-19 / Reflections about the exercise of nursing supervision in covid-19 confrontation / Reflexiones sobre el ejercicio de la supervisión de enfermería para hacer frente a covid-19

Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Fabro, Gisele Caroline Richi; Galiano, Camila; Trovó, Mayra de Cássia; Tomaz, Wanderson Borges; Gleriano, Josué Souza.
CuidArte, Enferm ; 14(1): 10-17, 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1118508

Introdução:

Responder crescentes demandas por cuidado, no contexto atual de pandemia, exige readequar o trabalho, com práticas assertivas relativas à assistência e gerência de enfermagem. A supervisão de enfermagem, em enfoque educativo e colaborativo, tem potencial para promover transformações necessárias na equipe para implementação de assistência segura e em tempo oportuno.

Objetivo:

Refletir teoricamente acerca de contribuições da supervisão de enfermagem no enfrentamento da COVID-19.

Materiais e Métodos:

Estudo reflexivo, embasado na formulação discursiva sobre a supervisão de enfermagem, organizado nas seções Contextualização da temática, aspectos gerais da pandemia COVID-19, Gerenciamento e Supervisão de Enfermagem na atenção hospitalar, Supervisão de Enfermagem no enfrentamento dos desafios da pandemia e Considerações finais.

Resultados:

A pandemia agravou o contexto de prática de enfermagem, que requer mobilizar conhecimentos e informações para dimensionar recursos diversos e planejar ações, para favorecer o cuidado e reduzir riscos de danos para o paciente, comunidade e profissionais de saúde. Evidencia-se relevância de competências e instrumentos gerenciais que favoreçam o trabalho do enfermeiro. Destaca-se a supervisão de enfermagem para abordar continuamente medidas e intervenções usuais, de enfoque gerencial e assistencial, readequadas para o contexto da pandemia, em perspectiva educativa da equipe.

Conclusões:

A supervisão de enfermagem é capaz de intervir na dinâmica da prática hospitalar, promover capacitação e adesão às recomendações atuais de procedimentos que minimizem o contágio pela COVID-19. Seu potencial impulsiona transformações, com ações que qualificam a equipe no seu cenário de prática profissional, para melhores resultados para o paciente, para a equipe e a instituição.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2