Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de um grupo de voluntários frente ao trabalho com pacientes oncológicos / Perceptions of a group of volunteers of the work with oncological patients

Souza, Adriana Cândida de; Alves, Andrea Cristina; Januário, Gabriela da Cunha; Oliveira, Marilene Elvira de Faria; Ribeiro, Maria Inês Lemos Coelho; Silva, Aline Teixeira.
Rev. Saúde Pública Paraná (Online) ; 3(1): 31-40, 08/07/2020.
Artigo em Português | Coleciona SUS (Brasil), SESA-PR, CONASS, LILACS | ID: biblio-1119333
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de um grupo de voluntários frente ao trabalho com pacientes oncológicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. A população do estudo foi constituída por voluntários do Expresso Alegria. Foram selecionados voluntários que vão frequentemente às visitas hospitalares, pelo menos uma vez ao mês e que não estejam em fase de treinamento. A coleta de dados ocorreu após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de um questionário aberto. A investigação foi realizada em três etapas reunião com o responsável do Expresso Alegria; abordagem individual para formalização do convite e coleta de dados. Foram entrevistados nove participantes. Para interpretação, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. A partir dos resultados foram elaboradas três categorias empíricas. O estudo apresentou a importância do trabalho voluntário no tratamento dos pacientes oncológicos, levando alegria, conforto e humanização ao ambiente. (AU)
Biblioteca responsável: BR1961