Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Simpósio de promoção da saúde e análise do eixo reorientação dos serviços de saúde: relato de experiência / Health promotion symposium and analisys of health services reorientation axis: experience report

Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Dalmolin, Indiara Sartori; Durand, Michelle Kuntz; Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Lange, Celmira.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e46251, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1122155

Objetivo:

relatar a experiência de realizar o I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde diálogo com os determinantes sociais, e analisar os resumos do Eixo Reorientação dos Serviços de Saúde da Carta de Ottawa.

Método:

Simpósio realizado em 2015 pelo Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde, no qual foram selecionados 78 resumos, apresentados na modalidade roda de conversa e pôster. Elaborou-se uma planilha com as categorias profissionais, título, objetivo, método, e resultados de cada resumo. Os resumos foram lidos na íntegra e os resultados categorizados, por meio da análise temática de Minayo, e representados nas categorias integralidade das ações; formação profissional e intersetorialidade.

Resultados:

A reestruturação da Atenção Primária à Saúde e a formação profissional são as principais estratégias para a Reorientação dos Serviços de Saúde. São apontadas como fundamentais para implantação da promoção da saúde, visto que procuram transformar o modelo de atenção através da implantação de programas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e o Programa Vivências e Estágios na Realidade do SUS. Considerações Finais A promoção da saúde precisa ganhar destaque nas políticas e ser reafirmada no cotidiano do trabalho e em toda a rede assistencial.
Biblioteca responsável: BR513.1