Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencia familiar frente a la muerte materna / Impact of maternal mortality in the family / Experiência familiar diante da morte materna

Romero-Guzmán, Ivonne; Muñoz-Monteroza, Dennys Isabel; Benitez-Cheij, Lucelly.
Rev. cienc. cuidad ; 17(2): 44-52, 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1122386

Introdução:

A mortalidade materna representa um problema de saúde pública, sendo também um indicador de desenvolvimento e sustentabilidade dos países. Além disso, gera impacto familiar, social, econômico, legal e educativo, produzindo a separação das famílias.

Objetivo:

Descrever a experiência das famílias diante da morte materna.

Materiais e métodos:

Estudo etnográfico, qualitativo empregando o método de etno-enfermagem de Leininger. Entrevistaram-se 6 famílias da cidade de Montería onde apresentou-se um óbito materno.

Resultados:

Identificaram-se três temas principais "a mãe mantém estreitamente os laços afetivos na família"; "experiência difícil e dolorida das famílias durante o processo da agonia do seu ser querido"; "a perda da mãe gera mudanças na dinâmica familiar sofrimento emocional e redução dos recursos econômicos".

Conclusão:

Concluise que a experiência familiar diante da morte materna inclui mudanças na dinâmica familiar, os papeis de cuidadores e a desintegração familiar; igualmente, afeta a economia familiar, o rendimento acadêmico e impacta severamente o equilíbrio emocional da família.
Biblioteca responsável: CO648.1