Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos conhecimentos para o tratamento não farmacológico da dor / Evaluación de conocimientos para el manejo no farmacológico del dolor / Evaluation of knowledge for the non-pharmacological management of pain

Bonilla-Marciales, Adriana Patricia; Vásquez-Hernández, Skarlet Marcell; Ariza-Silva, Pablo Andres; Pinzón-Gómez, Ingrid Daniela; Ramos-Ortega, Luyed; Santiago-Alvarez, Jennifer Carolina; Arenas-Luna, Gloria Ines; Jaimes-Valencia, Mary Luz.
Rev. cienc. cuidad ; 17(2): 65-76, 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1122394
As intervenções para o alivio da dor classificam-se em farmacológicas e não farmacológicas; as primeiras, consideram a administração de analgésicos, as segundas, empregam-se terapias complementarias.

Objetivo:

desenvolver e validar um questionário para à avaliação do nível de conhecimentos sob intervenções não farmacológicas para o tratamento da dor num grupo de enfermeiras padrão e auxiliares de enfermagem numa instituição de saúde de Bucaramanga, Colômbia.

Materiais e métodos:

O instrumento desenvolveu-se em duas fases a primeira constou da busca de literatura, o desenho, a validação facial e de conteúdo por expertos. Na segunda fase, o questionário aplicou-se duas vezes a 30 enfermeiras e auxiliares de enfermagem com um intervalo de 30 dias para avaliar a confiabilidade. Calculou-se a pontuação total do instrumento e o índice Kappa-Cohen.

Resultados:

A versão final do questionário tem 30 questões avaliando seis dimensões propostas pelo Instituto Nacional de Medicina Alternativa dos Estados Unidos. Mais do 80% dos participantes teve o 70% das perguntas acertadas, entretanto, a confiabilidade do instrumento foi baixa (Kappa-Cohen <0,60) no 80% dos itens.

Conclusão:

Este é o primeiro instrumento desenvolvido para aferir conhecimentos sobre terapia não farmacológica para o alivio da dor em enfermeiras e auxiliares de enfermagem na Colômbia, entretanto requer continuar aprimorando a sua confiabilidade e a avaliação da sua validez.
Biblioteca responsável: CO648.1