Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos de gestantes de risco durante a fase de indução: estudo descritivo / Feelings amongst high-risk pregnant women during induction of labor: a descriptive study / Sentimientos de las mujeres embarazadas en situación de riesgo durante la fase de inducción: estudio descriptivo

Lima, Bruna Celia da Silva; Ribeiro, Magna Maria Alves; Martins, Elizabeth Rose Costa; Ramos, Raquel Conceição de Almeida; Francisco, Marcio Tadeu Ribeiro; Lima, Dalmo Valério Machado de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 15(2): 254-264, jun. 2016.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1122998
OBJETIVOS: descrever como as mulheres com gestação de risco perceberam o momento da indução do trabalho de parto e discutir os sentimentos aflorados neste momento. MÉTODO: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com dez puérperas em gestação de risco e parto induzido em um hospital universitário no município do Rio de Janeiro. A coleta dos dados ocorreu entre março e abril de 2015 por meio de entrevista semiestruturada. Empregou-se a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: os sentimentos desvelados foram aceitação, resignação, dor, medo e insatisfação. Sentimentos positivos emergiram em relação ao nascimento do filho, como amor e fé. CONCLUSÃO: as puérperas apresentam principalmente sentimentos de resignação, sofrimento e insatisfação com a vivência da indução do trabalho de parto. As práticas adotadas não estão sendo efetivas para estabelecer a relação de cuidado neste momento tão singular e feminino e requerem maior observância pela enfermagem e demais profissionais de saúde.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1