Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estimativa da concentração média diária de material particulado fino na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Ceará, Brasil / Estimate of mean daily concentration of fine particulate matter in the Industrial and Port Complex area of Pecém, Ceará, Brazil / Estimación de la concentración media diaria de material particulado fino en la región del Complejo Industrial y Portuario de Pecém, Ceará, Brasil

Couto, Lucas de Oliveira do; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Hacon, Sandra de Souza; Gioda, Adriana; Sousa, Francisco Wagner de; Barreira Filho, Edenilo Baltazar; Gonçalves, Karen dos Santos; Périssé, André Reynaldo Santos.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 36(7): e00177719, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1124301
A exposição ao material particulado fino (MP2,5) está associada a inúmeros desfechos à saúde. Desta forma, monitoramento da concentração ambiental do MP2,5 é importante, especialmente em áreas amplamente industrializadas, pois abrigam potenciais emissores do MP2,5 e de substâncias com potencial de aumentar a toxicidade de partículas já suspensas. O objetivo desta pesquisa é estimar a concentração diária do MP2,5 em três áreas de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Ceará, Brasil. Foi aplicado um modelo de regressão não linear para a estimativa do MP2,5, por meio de dados de profundidade óptica monitorados por satélite. As estimativas foram realizadas em três áreas de influência (Ai) do CIPP (São Gonçalo do Amarante - Ai I, Paracuru e Paraipaba - Ai II e Caucaia - Ai III, no período de 2006 a 2017. As médias anuais das concentrações estimadas foram inferiores ao estabelecido pela legislação nacional em todas as Ai (8µg m-3). Em todas as Ai, os meses referentes ao período de seca (setembro a fevereiro) apresentaram as maiores concentrações e uma predominância de ventos leste para oeste. Os meses que compreendem o período de chuva (março a agosto) apresentaram as menores concentrações e ventos menos definidos. As condições meteorológicas podem exercer um papel importante nos processos de remoção, dispersão ou manutenção das concentrações do material particulado na região. Mesmo com baixas concentrações estimadas, é importante avaliar a constituição das partículas finas dessa região, bem como sua possível associação a efeitos adversos à saúde da população local.
Biblioteca responsável: BR1.1