Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction of the matrix of individual nursing competences in surgical units / Construcción de la matriz de competencias individuales del enfermero en unidades quirúrgicas / Construção de matriz de competências individuais do enfermeiro em unidades cirúrgicas

Leal, Laura Andrian; Henriques, Silvia Helena; Castro, Fabiana Faleiros Santana; Soares, Mirelle Inácio; Bragança, Cléria; Silva, Beatriz Regina da.
Rev. bras. enferm ; 73(6): e20190584, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1125918
RESUMO

Objetivo:

Construir e descrever uma matriz de competências individuais e comportamentos/atitudes associados para enfermeiros atuantes em unidades cirúrgicas.

Métodos:

Estudo exploratório, qualitativo. Participaram 43 enfermeiros de cinco unidades cirúrgicas, sendo a coleta de dados realizada entre abril a setembro de 2017. Utilizou-se a técnica de grupo focal e, para interpretação dos dados, realizou-se análise temática indutiva. A matriz de competência foi construída a partir dos depoimentos dos participantes acrescida de busca na literatura de conceitos direcionados para cada competência e descrição dos comportamentos e/ou atitudes esperadas.

Resultados:

Para a matriz, foram identificadas as seguintes competências individuais Planejamento; Comunicação; Competência relacional; Liderança; Tomada de decisão; e Ética. Considerações Finais A construção de uma matriz deve auxiliar gestores no reconhecimento do perfil profissional e na avaliação do desempenho, a fim de fortalecer o alcance dos objetivos profissionais e organizacionais, bem como contribuir para qualidade e efetividade do cuidado prestado pelo enfermeiro nesses locais.
Biblioteca responsável: BR21.1