Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIV / Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV / Construcción y validación de material educativo para la promoción de la salud de las personas con VIH

Jesus, Giselle Juliana de; Caliari, Juliano de Souza; Oliveira, Layze Braz de; Queiroz, Artur Acelino Francisco Luz Nunes; Figueiredo, Rosely Moralez de; Reis, Renata Karina.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3322, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1126958

Objetivo:

desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana.

Método:

estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8.

Resultados:

o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97.

Conclusão:

a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia.
Biblioteca responsável: BR26.1