Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health promotion before the HIV/AIDS epidemic in primary care in Punta Arenas / Promoção da saúde frente à epidemia de HIV/AIDS na atenção primária em Punta Arenas / Promoción de la salud frente a epidemia del VIH/AIDS en atención primaria en Punta Arenas

Velásquez, Mónica Rosas; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Suplici, Samara Eliane Rabelo.
Texto & contexto enferm ; 29(spe): e20190350, 2020.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1139747
RESUMO

Objetivo:

identificar as atitudes e ações dos profissionais de saúde na promoção da saúde frente à epidemia de HIV/Aids na Atenção Primária de Saúde, Punta Arenas, região de Magalhães e Antártica Chilena, Chile.

Método:

estudo de enfoque qualitativo, descritivo, exploratório, realizado em estabelecimentos de Atenção Primária de Saúde da cidade de Punta Arenas, Chile. Participaram 16 profissionais que atuam nos cinco Centros de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2019. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada. Foi utilizado o ATLAS-ti® para a organização dos dados, e estes foram analisados segundo a análise de conteúdo temática.

Resultados:

resultou em duas categorias. A primeira categoria, Ações de promoção da saúde e prevenção frente ao HIV/Aids descreve as ações realizadas pelas enfermeiras em seu trabalho diário, como o aconselhamento em prevenção de IST/Aids, saúde sexual/reprodutiva e a educação para profissionais e a comunidade. A segunda categoria, Atitudes das enfermeiras e parteiras frente à atenção de pessoas vivendo com HIV/Aids, abarca cuidar sem preconceitos, com escuta ativa e empatia diante da alta carga de trabalho.

Conclusão:

as ações de promoção da saúde e prevenção realizadas pelos profissionais de Atenção Primária de Saúde se relacionam principalmente com o aconselhamento e educação para profissionais e comunidade. Destaca a necessidade de transversalizar as medidas de prevenção a outros profissionais e grupos vulneráveis da comunidade.
Biblioteca responsável: BR17.1