Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações do enfermeiro na interface com os núcleos ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica / Las acciones de los enfermeros en su interacción con los núcleos ampliados de Salud Familiar y Cuidados Básicos / Nurse's actions in the interface with expanded services of Family Health and Primary Care Center

Vendruscolo, Carine; Silva, Kátia Jamile da; Durand, Michelle Kuntz; Metelski, Fernanda Karla; Silva Filho, Cláudio Claudino da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03642, 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1143706
RESUMO Objetivo Compreender as ações do enfermeiro na perspectiva da interface de atuação com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Método Pesquisa qualitativa de caráter participativo pautada no Itinerário Freireano, a partir das seguintes etapas investigação temática; codificação e decodificação; e desvelamento crítico. As informações foram obtidas mediante quatro Círculos de Cultura, com enfermeiras de equipes da Saúde da Família, entre abril e junho de 2018. Resultados Participaram nove enfermeiras. Entre os temas geradores desvelados, desponta a "relação entre equipes generalistas e os Núcleos enfermeiros como referência e elo interprofissional". As enfermeiras percebem-se dessa maneira por conta da formação generalista e gerencial. Atividades compartilhadas, como grupos, estão entre as práticas desenvolvidas coletivamente e que fortalecem o trabalho interprofissional. Conclusão Ao provocar reflexões sobre a autonomia e o processo de trabalho na atuação colaborativa com os Núcleos, o estudo ampliou a percepção acerca das ações desenvolvidas pelas enfermeiras na interação com a equipe multiprofissional. Sugere-se a realização de outras pesquisas sobre a interprofissionalidade na relação entre a enfermagem e a equipe ampliada mediante a ótica dos profissionais do Núcleo.
Biblioteca responsável: BR41.1