Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Best practices in nursing and their interface with the expanded family health and basic healthcare centers / Las mejores prácticas en enfermería y su interfaz con el núcleo extendido de salud de la familia y atención primaria / Melhores práticas em enfermagem e sua interface com o núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica

Silva, Kátia Jamile da; Vendruscolo, Carine; Maffissoni, André Lucas; Durand, Michelle Kuntz; Weber, Mônica Ludwig; Rosset, Daisi Mara.
Texto & contexto enferm ; 29: e20190013, Jan.-Dec. 2020.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145160
RESUMO

Objetivo:

conhecer e refletir sobre as melhores práticas em enfermagem e sua interface com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica.

Método:

pesquisa participante pautada no referencial metodológico de Paulo Freire e desenvolvida a partir das etapas de investigação temática, codificação, decodificação e desvelamento crítico. As informações foram produzidas e analisadas em quatro Círculos de Cultura, com média de cinco enfermeiras e duração de duas horas cada, entre abril e junho de 2018. A investigação revelou quatro temas geradores, desvelados durante os encontros. Neste estudo será discutido o tema melhores práticas de enfermagem que favorecem as relações com o Núcleo Ampliado.

Resultados:

as enfermeiras reconhecem a comunicação como ferramenta que promove as melhores práticas nessa interface. Foi possível aprofundar o diálogo e o conhecimento sobre o tema, sobre o processo de trabalho do Núcleo e o papel da enfermagem nesse contexto. Elas se percebem como elo entre a equipe apoiadora a equipe de Saúde da Família, habilidade decorrente da sua formação voltada para o exercício da gestão e tendo a liderança e o diálogo como recursos para a resolução de conflitos.

Conclusão:

o estudo contribuiu para o aprimoramento do pensar e do agir das enfermeiras em relação ao tema proposto, pois as reflexões tecidas durante os Círculos impulsionaram atitudes transformadoras nos cenários de prática. Nota-se que a aproximação das enfermeiras com os Núcleos favorece a autonomia e as práticas colaborativas (compreendidas como melhores práticas), estimulando movimentos interprofissionais e resolutivos no âmbito da Atenção Primária.
Biblioteca responsável: BR17.1