Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dimensões da gestão do cuidado na prática do enfermeiro na atenção primária: revisão integrativa / Dimensions of care management in primary care nurses' practice: integrative review / Dimensiones de la gestión de la atención en la práctica de enfermeros de atención primaria: revisión integradora

Metelski, Fernanda Karla; Alves, Thaís Fávero; Rosa, Rosiane da; Santos, José Luís Guedes dos; Andrade, Selma Regina.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e51457, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1146584

Objetivo:

evidenciar as dimensões da gestão do cuidado na prática do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde.

Método:

revisão integrativa nas bases de dados SCOPUS, LILACS, BDENF, MEDLINE, CINAHL, e Web of Science. Foram incluídos artigos originais disponíveis on-line na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol, entre 2012 e 2018. Utilizou-se a análise de conteúdo considerando as seis dimensões da gestão do cuidado individual, familiar, profissional, organizacional, sistêmica e societária.

Resultados:

entre os 24 estudos analisados, predominaram estudos qualitativos e nacionais. Todas as dimensões estão presentes na prática do enfermeiro.

Conclusão:

sobressaiu-se a dimensão organizacional, ressaltando a atuação do enfermeiro como gestor, gerente ou coordenador, por meio do exercício da liderança, planejamento e desenvolvimento de atividades gerenciais integradas à assistência. Pontua-se a importância da busca do enfermeiro pelo desenvolvimento contínuo de competências para a gestão do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1