Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de enfermagem às mulheres que vivenciaram aborto: revisão integrativa / Nursing practices to women who have experienced abortion: integrative review / Prácticas de enfermería para mujeres que han experimentado el aborto: revisión integrativa

Santos, Thaís Edna Rodrigues; Silva, Dejeane de Oliveira; Souza, Rozemere Cardoso de; Silva, Thiago Nogueira.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(272): 5198-5209, jan.2021.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1148467

Objetivo:

caracterizar como ocorrem e quais os efeitos das ações de Enfermagem na saúde de mulheres no momento do aborto.

Método:

Revisão integrativa, realizada nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, a partir dos descritores saúde da mulher, aborto e cuidados de Enfermagem.

Resultados:

Dezenove artigos foram selecionados, publicados no período de 2015 a 2020. Percebeu-se, na maioria das produções, prática fragmentada de profissionais de Enfermagem às mulheres em situação de abortamento, seja nos aspectos relacionais, de manejo da dor e da educação em saúde sobre o que fazer pós-alta. Embora conhecimento de protocolos e da humanização, o cuidado ainda é afetado por crenças e valores desses profissionais.

Conclusão:

Conclui-se que o cuidado de Enfermagem voltado ao aborto ainda visa problema e julgamentos, e exige, dentre outros aspectos, permanente qualificação profissional para que seja centrado na pessoa, supere os maus-tratos e garanta bem estar e segurança em futuras gestações.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2