Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimentos de adolescentes sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis / Conocimiento de los adolescentes sobre métodos anticonceptivos e infecciones de transmisión sexual / Adolescents' knowledge about contraceptive methods and sexually transmitted infections

Barbosa, Nayara Gonçalves; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Dionízio, Letícia de Almeida; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo; Vieira, Kléber José.
Rev. baiana enferm ; 35: e39015, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1155738
Objetivos identificar os conhecimentos de adolescentes sobre práticas sexuais seguras e identificar as necessidades de informação dos adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez. Método estudo transversal realizado com 499 adolescentes de escola pública, de fevereiro a abril de 2017, por meio de questionário autoaplicado e semiestruturado. Resultados o método mais conhecido foi o preservativo masculino (94,4%); dentre os adolescentes do sexo masculino, 22,7% julgaram desnecessário o uso de preservativo em todas as relações sexuais (p<0,01) e 24,6% afirmaram que contraceptivos orais protegiam contra infecções sexualmente transmissíveis (p=0,04). Conclusão os adolescentes apresentaram concepções prévias e eventualmente superficiais a respeito da prevenção de IST e da gravidez. As participantes do sexo feminino apresentaram maior conhecimento a respeito dos métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e práticas de sexo seguro. A identificação de deficiência no conhecimento apresentada pelo grupo investigado recomenda a realização de atividades relacionadas ao tema da educação sexual nas escolas.
Biblioteca responsável: BR342.1