Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfrentamento da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde: diálogos com professores / Enfrentamiento del COVID-19 y las posibilidades para promover la salud: diálogos con profesores / Coping with COVID-19 and the possibilities to promote health: dialogues with teachers

Souza, Jeane Barros de; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas; Aguiar, Denise Consuelo Moser; Vendruscolo, Carine; Vitalle, Maria Sylvia de Souza.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e12, 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1177587

Objetivo:

compreender a vivência de professores do ensino fundamental no enfrentamento da COVID-19, desvelando as suas possibilidades para promover sua própria saúde nesse contexto pandêmico.

Método:

estudo qualitativo, tipo ação participante, com guia metodológico do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que integra três etapas Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Participaram do Círculo de Cultura 14 professoras do ensino fundamental, atuantes em escolas particulares e públicas de diferentes estados brasileiros.

Resultados:

a análise resultou dois temas geradores 1) Desafios no enfrentamento da COVID-19; 2) Possibilidades para promover saúde de professores em tempos de COVID-19.

Conclusão:

os desafios do ensino remoto para o enfrentamento da COVID-19 envolvem sobrecarga, estresse, ansiedade, medos, preocupações, insegurança e saudade da escola. Como possibilidades para promover a saúde, as professoras buscam apoio familiar, organizando tempo para cuidar de si e aliviar a ansiedade por meio de leitura de livros, filmes e prática de exercícios.
Biblioteca responsável: BR568.1