Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Parir e nascer em casa: vivências de enfermeiras obstétricas na assistência ao parto domiciliar planejado / Giving birth and born at home: experiences of obstetric nurses in care during the home birth

Almeida, Ana Isabella Sousa; Araújo, Carla Luzia França de.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(6): 28-34, dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1222425

Objetivo:

discutir a vivência de enfermeiras que atuam na assistência ao parto domiciliar planejado, evidenciando práticas obstétricas, desafios e obstáculos.

Método:

estudo qualitativo, realizado no período de agosto de 2019 a março de 2020, com nove enfermeiras obstétricas atuante no cenário de parto domiciliar. Os dados foram coletados através de entrevista em profundidade, e analisados pela análise temática, considerando o método de narrativa de vida proposto por Daniel Bertaux.

Resultados:

emergiram três temas A opção pelo parto domiciliar perfil de mulheres e escolhas; O resgate do processo fisiológico e o cuidado da enfermeira obstétrica no parto domiciliar planejado; O parto domiciliar no Brasil obstáculos e desafios para a atuação da enfermagem obstétrica.

Conclusões:

Através deste estudo, constatou-se que a enfermagem obstétrica no parto domiciliar planejado apresenta-se como uma opção para o resgate do parto fisiológico. A vivência das enfermeiras obstétricas evidencia que ainda há inúmeros obstáculos no cenário do PDP, mas, ainda sim, a enfermagem obstétrica tem conseguido se fortalecer como um dos pilares no processo de humanização do parto. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2