Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no nordeste brasileiro: repercussões no exercício profissional dos egressos / Family Health Postgraduate Program in the Brazilian northeast: repercussions in the professional exercise of postgraduates

Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Amorim, Karla Patrícia Cardoso; Dias, Maria Socorro de Araújo; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 26(5): 1713-1725, maio 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1249500
Resumo A pós-graduação no Brasil tem crescido nos últimos anos, porém há uma lacuna do conhecimento em saber se o objetivo formativo planejado do curso está sendo alcançado. Com isso, objetivou-se avaliar a contribuição do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família, no exercício profissional de seus egressos. Trata-se de estudo transversal, realizado nos meses de outubro de 2019 a julho de 2020, com 225 egressos. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line contendo distintas variáveis sociodemográficas e de formação, além de competências desenvolvidas no mestrado e identificação dos domínios das Competências de Promoção da Saúde. A maioria dos participantes era do sexo feminino (78,2%), enfermeiros (58,2), concursados (64%) e trabalhadores do SUS (93,3). Notou-se que 222 (98,7%) egressos tiveram a temática do trabalho de conclusão oriunda de uma questão relacionada à prática. Observou-se média elevada nos escores para todas as competências avaliadas. Foram elevados os escores médios dos domínios de Competências de Promoção da Saúde. Conclui-se que o programa de pós-graduação tem contribuído de forma satisfatória na formação de mestres críticos, atuantes, com competências desenvolvidas e sendo realizadas na prática profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1