Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Salutogenic resources for promoting teachers' vocal health / Recursos salutogênicos para promoção da saúde vocal de professoras

Marçal, Cláudia Cossentino Bruck; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Durand, Michelle Kuntz; Rumor, Pamela Camila Fernandes; Arakawa-Belaunde, Aline Megumi; Souza, Janaina Medeiros de.
Rev. CEFAC ; 23(3): e10320, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1250698
RESUMO

Objetivo:

compreender quais recursos salutogênicos são desenvolvidos para promover a saúde da voz do professor de escolas públicas.

Métodos:

estudo qualitativo exploratório descritivo, realizado no período de setembro a outubro de 2017, com professores das séries iniciais de cinco escolas da rede estadual de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática à luz da teoria salutogênica.

Resultados:

participaram do estudo 30 professoras e quatro eixos temáticos percepção da voz no dia a dia de trabalho, fatores agressores da voz, recursos salutogênicos mobilizados e práticas para promoção da saúde da voz. Destacaram-se como recursos salutogênicos internos o vínculo familiar e social; as relações sociais e os recursos propulsores de ordem psicológica e espiritual; como potencialidades para promover a saúde da voz ingesta hídrica; criatividade nas atividades em sala de aula; qualidade do sono; atuação de um profissional de fonoaudiologia; e desenvolvimento das práticas de promoção da saúde no contexto escolar.

Conclusão:

as professoras identificam e mobilizam recursos salutogênicos para promover a saúde de sua voz. No entanto, faz-se necessária a reformulação de práticas no contexto escolar para a melhoria da saúde da voz e da qualidade de vida do professor.
Biblioteca responsável: BR1.1