Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Receiving spontaneous demand in Primary Care: nurses' learning needs / Recepción de la demanda espontanea en la atención primaria: necesidades de aprendizaje de enfermeiros / Acolhimento da demanda espontânea na Atenção Primária: necessidades de aprendizagem de enfermeiros

Morelato, Caroline Silva; Dorneles, Letícia Lopes; Martins, Vivian do Prado; Goés, Fernanda dos Santos Nogueira de; Viana, Angelina Lettiere; Brunello, Maria Eugenia Firmino; Camargo, Rosangela Andrade Aukar de.
Rev. bras. enferm ; 74(2): e20200317, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1251173
RESUMO

Objetivo:

Identificar necessidades de aprendizagem de enfermeiros sobre acolhimento com classificação de risco da demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS).

Método:

Estudo qualitativo realizado com 15 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde por meio de observação participante, aplicação de instrumento semiestruturado, grupo focal e análise de conteúdo temática.

Resultados:

80% dos enfermeiros nunca utilizaram o protocolo de classificação de risco na Atenção Primária à Saúde. Foram evidenciadas lacunas de conhecimento que envolvem os aspectos clínicos do cuidado; a gestão do protocolo e o papel do enfermeiro; e as contradições históricas, estruturais e culturais do modelo de cuidado. C onsiderações finais O reconhecimento das necessidades de aprendizagem dos enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde implica construção ou aprimoramento de saberes para desenvolver junto com a equipe de saúde a classificação de risco da demanda espontânea, o que requer a mudança na formação e a continuidade de sua qualificação no/para o trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1