Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico da mortalidade materna no estado do Espírito Santo durante o período de 2014 a 2018 / Epidemiological profile of maternal mortality in the state of Espírito Santo from 2014 to 2018 / Perfil epidemiológico de la mortalidad materna en el estado de Espírito Santo durante el período 2014 a 2018

Figueiredo, L; Aguiar, F; Cardoso, D; de Castro, F; de Almeida, L; Cunha, A; de Castro Lara, B; de Souza, Gilberto; Mita, L; de Melo, S.
Artigo em Português | MMyP | ID: biblio-1252917

Objetivo:

Analisar a mortalidade materna no estado do Espírito Santo, no período de 2014 a 2018.

Métodos:

Este é um estudo epidemiológico do tipo ecológico transversal retrospectivo, foi utilizado o Sistema de Informação de Mortalidade para a coleta dos dados nas macrorregiões do estado, pelas variáveis macrorregião de saúde, ano de ocorrência, faixa etária, cor e raça, escolaridade e estado civil.

Resultados:

As maiores taxas de mortalidade materna ocorreram em mulheres de pele parda (47.1%), com 8 a 11 anos de escolaridade (39.0%), faixa etária de 30 a 39 anos (44.2%) e solteiras (49.0%). A macrorregião Sul apresentou os maiores números de mortes maternas, sendo 386.1 óbitos por 100.000 habitantes.

Conclusão:

A mortalidade materna é um indicador da saúde feminina no mundo, por isso é fundamental o reforço da atenção à saúde de gestantes que se encaixam nos grupos expostos, assim como a implementação de políticas públicas direcionadas às gestantes. (AU)
Biblioteca responsável: UY4.1