Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O conhecimento de mulheres portadora de endometriose sobre a doença e o planejamento familiar / The knowledge of women with endometriosis about the disease and family planning / El conocimiento de las mujeres con endometriosis sobre la enfermedad y la planificación familiar

Sousa, Thais Lima de; Silva, Rodrigo Marques da; Ribeiro, Leila Batista; Pontes, Samuel da Silva.
REVISA (Online) ; 10(2): 379-387, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1253819

Objetivo:

analisar o conhecimento da mulher portadora de endometriose sobre a sua doença e o planejamento familiar.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo realizado em maio de 2021 junto a 20 mulheres com endometriose inscritas em grupo específico no Instagram. Aplicou-se, via google forms, um questionário sociodemográfico e clínicos e um instrumento para avaliação do conhecimento das mulheres. Utilizou-se a estatística descritiva para a análise dos dados que ocorreu no Statistical Package for Social Science, versão 25,0.

Resultados:

embora 70% das mulheres saibam o que é planejamento familiar, houve predomínio daquelas que possuem dúvida a respeito da doença (85%), que não sabem qual serviço de saúde do Sistema Único é responsável pelo planejamento familiar(65%) e que não conhecem o seu direito ao planejamento familiar ou a fertilização in vitro(80%). Ainda, predominaram mulheres que possuem "algum conhecimento" da doença (40%).

Conclusão:

O conhecimento das mulheres a respeito da endometriose e planejamento familiar é limitado, sendo desconhecidos aspectos relativos à doença, ao acesso aos serviços de saúde e aos direitos sociais envolvidos.
Biblioteca responsável: BR2040.1