Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados a competência de comunicação entre enfermeiros cirúrgicos / Factores asociados con la competencia de comunicación entre las enfermeras quirúrgicas / Factors associated with communication competence among surgical nurses

Leal, Laura Andrian; Silva, Beatriz Regina da; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Soares, Mirelle Inácio; Ignácio, Daniela Sarreta; Henriques, Silvia Helena.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e51, 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1254674

Objetivo:

identificar os fatores associados a comunicação como competência, entre os enfermeiros de centros cirúrgicos.

Método:

estudo exploratório, qualitativo. Participaram 43 enfermeiros de cinco instituições hospitalares privadas do interior de Minas Gerais. A coleta ocorreu em 2018 por meio de seis encontros de grupos focais. Os dados foram analisados por análise temática indutiva.

Resultados:

evidenciou-se que a competência de comunicação está associada a fatores, como qualidade e segurança no cuidado, relacionamento na equipe de trabalho, formas de se comunicar e interagir; informatização da passagem de plantão e interação com outros setores da instituição.

Conclusão:

considerando a comunicação como competência essencial ao enfermeiro cirúrgico, identificar fatores que possam influenciá-la de forma positiva ou limitante deve provocar a reflexão de futuros profissionais e gestores na elaboração e implantação de estratégias, no ambiente laboral, que promovam o desenvolvimento de uma comunicação eficaz.
Biblioteca responsável: BR568.1