Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização de pacientes em tratamento radioterápico a partir da consulta de enfermagem / Characterization of patients in radiotherapical treatment from the nursing consultation / Caracterización de los pacientes en tratamiento radioterapéutico a partir de la consulta de enfermería

Marcon, Camila; Argenta, Carla; Metelski, Fernanda Karla; Schorr, Vanessa; Adamy, Édlamar Kátia.
Rev. enferm. UFSM ; 7(1): 61-68, jan.-fev. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1281260

Objetivo:

caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes em tratamento radioterápico, a partir da consulta de enfermagem.

Método:

estudo quantitativo, do tipo exploratório descritivo realizado em um ambulatório de radioterapia, com 60 pacientes em tratamento radioterápico, com idade igual ou superior a 18 anos. A coleta de dados ocorreu nos meses de junho e julho de 2015 e foram analisados por estatística descrita.

Resultados:

a maioria dos pacientes foi do sexo feminino, com idade entre 50 e 79 anos, com ensino fundamental completo, casados e com 1 a 3 filhos, sendo o câncer de mama em mulheres e o de próstata em homens, os mais incidentes. Considerações finais a consulta de enfermagem mostrou-se uma estratégia de trabalho eficiente. O estudo pode contribuir para a elaboração de protocolos assistenciais que possibilitam qualificar o cuidado prestado.
Biblioteca responsável: BR568.1