Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Advanced maternal age and factors associated with neonatal near miss in nulliparous and multiparous women / Idade materna avançada e fatores associados com o near miss neonatal em mulheres nulíparas e multíparas / Edad avanzada en la maternidad y factores asociados a la casi pérdida/near miss neonatal en mujeres nulíparas y multíparas

Martinelli, Katrini Guidolini; Gama, Silvana Granado Nogueira da; Almeida, André Henrique do Vale de; Pacheco, Vanessa Eufrauzino; Neto, Edson Theodoro dos Santos.
Cad Saúde Pública (Online) ; 35(12): e00222218, 2019.
Artigo em Inglês | MMyP | ID: biblio-1281554
O período neonatal precoce representa cerca da metade dos óbitos em crianças com menos de um ano de idade, e o near miss neonatal é capaz de identificar os fatores responsáveis por esse número elevado de mortes. Portanto, o estudo procurou investigar se a idade materna avançada aumenta a probabilidade de near miss neonatal, além de identificar os fatores associados ao near miss neonatal, estratificados por paridade. Os dados foram obtidos do estudo Nascer no Brasil de 2011-2012, que usou uma amostra representativa da população nacional com 15.092 recém-nascidos de mães com 20-29 anos de idade e com 35 anos ou mais (idade materna avançada). Foi usado um modelo de regressão logística multivariada para testar a associação entre near miss neonatal e variáveis do pré-natal e do parto, doenças pré-gestacionais, história obstétrica e características socioeconômicas, estratificadas por paridade. A idade materna avançada mostrou estar associada estatisticamente com o near miss neonatal em mulheres nulíparas (OR = 1,62; IC95% 1,05-2,50) e multíparas (OR = 1,51; IC95% 1,20-1,91) comparado com mulheres com 20-29 anos de idade. Entre as mulheres nulíparas, as principais variáveis associadas estatisticamente com o near miss neonatal foram a gestação múltipla (OR = 8,91) e doença hipertensiva (OR = 2,57), enquanto o parto vaginal com uso de fórceps (OR = 7,19) e gestação múltipla (OR = 4,47) foram as variáveis associadas em mulheres multíparas. O near miss neonatal mostrou estar relacionado ao acesso aos serviços obstétricos, complicações gestacionais e características maternas, principalmente idade materna avançada. Portanto, monitorar e classificar adequadamente o risco gestacional, controlar as complicações gestacionais durante o atendimento pré-natal e encaminhar essas mulheres corretamente para o atendimento no parto devem ser estratégias prioritárias para os serviços de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: UY4.1