Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais como caminho para promover saúde no pré-natal: percepção dos profissionais da atenção primária / Social determinants as a way to promote health in prenatal care: perception of primary care professionals / Determinantes sociales como vías para promover la salud durante el prenatal: percepción de los profesionales de la atención primaria

Rocha, Carolina Gabriele Gomes da; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Souza, Jeane Barros de; Durand, Michelle Kuntz; Maciel, Kamila Soares; Backes, Marli Terezinha Stein.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e64, 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1284075

Objetivo:

compreender a percepção dos profissionais da atenção primária acerca da influência dos determinantes sociais na promoção da saúde das gestantes no pré-natal.

Método:

estudo qualitativo, tipo ação participante, fundamentado no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, desenvolvido por meio da Investigação Temática, Codificação e Descodificação e o Desvelamento Crítico, que consiste na análise dos dados. Realizaram-se dois Círculos de Cultura em uma Unidade de Saúde, entre julho e outubro de 2019, com 18 profissionais da saúde.

Resultados:

investigaram-se dois temas um reflete os determinantes envolvidos no pré-natal; e o outro, discute o cuidado no pré-natal e os determinantes como caminho para promover saúde. Desvelaram a relevância de conhecer os determinantes envolvidos no cotidiano das gestantes e que devem ser considerados integralmente.

Conclusão:

são múltiplas as barreiras enfrentadas pelas gestantes no pré-natal, sendo necessário o seu fortalecimento com cuidados promotores de saúde e articulado aos determinantes sociais.
Biblioteca responsável: BR568.1