Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência de gênero no espaço universitário / Violencia de género en el espacio universitario / Gender-based violence in the university space

Souza, Viviam Mara Pereira de; Larocca, Liliana Müller; Chaves, Maria Marta Nolasco; Fialla, Melissa dos Reis Pinto Mafra; Durand, Michelle Kuntz; Lourenço, Rafaela Gessner.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e67689, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1286163
RESUMO

Objetivo:

reconhecer o entendimento acerca da violência de gênero no espaço universitário.

Método:

pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 38 participantes que vivenciavam o contexto universitário, no período de julho a setembro de 2016. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo com apoio do software webQDA.

Resultados:

foram evidenciadas três categorias empíricas violência de gênero; reconhecimento da violência de gênero nos espaços universitários; e subjetividades da violência de gênero. Destaca-se que a comunidade universitária tem dificuldades em expor sua compreensão acerca da violência de gênero.

Conclusão:

violência de gênero é a reprodução de poder sobre o outro, considerado "inferior", concepção revelada no cenário estudado. É necessário dar visibilidade ao fenômeno, por meio de escuta que não se traduza na culpabilização do indivíduo exposto à violência.
Biblioteca responsável: BR21.1