Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Possibilidades e desafios para o empoderamento feminino: perspectivas de mulheres em vulnerabilidade social / Posibilidades y desafíos para el empoderamiento de las mujeres: perspectivas de mujeres en vulnerabilidad social / Possibilities and challenges for women's empowerment: perspectives of women in social vulnerability

Durand, Michelle Kuntz; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Rumor, Pamela Camila Fernandes; Vendruscolo, Carine; Belaunde, Aline Megumi Arakawa; Souza, Jeane Barros de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(5): e20200524, 2021.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1286371
Resumo Objetivo investigar as possibilidades e desafios para o empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social, residentes na periferia de um município localizado na região sul - Brasil. Método pesquisa qualitativa, do tipo ação participante, realizada por meio do Itinerário de Paulo Freire. Foi operacionalizada em seis Círculos de Cultura, com a participação de doze mulheres entre 18 e 79 anos, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do Sul do Brasil, nos meses de maio a julho de 2019. Resultados na primeira etapa identificaram-se 45 temas geradores, os quais foram codificados, descodificados e desvelados, mediante ação dialógica. Três temas foram selecionados pelas participantes para a discussão no estudo Enfrentamento do problema; Jeito de Ser; Cuidado com o outro. Considerações finais e implicações para a prática a necessidade das mulheres ressignificarem suas vidas foi fortalecida por atitudes proativas de mudança para o enfrentamento das adversidades do dia a dia. Este estudo, embasado nos pressupostos de Paulo Freire, fortaleceu o empoderamento e a autonomia dessas mulheres, gerando possibilidades de transformações em suas vidas e nos espaços em que convivem.
Biblioteca responsável: BR442.1