Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência por parceiro íntimo em região de tríplice fronteira / Violencia de pareja en una región triple frontera / Intimate partner violence in a region of the triple border

Silva, Gabriela Kauana; Rocha-Brischiliari, Sheila Cristina; Miura, Aline Suelen; Martins, Wesley; Becker, Mariane; Santos, Marieta Fernandes.
REME rev. min. enferm ; 25: e-1361, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1287725
RESUMO

Objetivo:

analisar a prevalência da violência por parceiro íntimo contra mulheres e seus fatores associados.

Método:

estudo descritivo e transversal, quantitativo, com mulheres usuárias das unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu, análise realizada por meio de testes qui-quadrado de Mantel-Haenszel nos fatores de risco e proteção baseados na OddsRatio (OR).

Resultados:

foram realizadas 565 entrevistas com mulheres usuárias das unidades de saúde da família na atenção básica do município. A maior prevalência foi de violência psicológica (51,3%), seguida da física (36,5%) e sexual (22,8%). Com base nos dados, os maiores fatores de risco para a violência foram idade; alto nível de escolaridade; estado civil divorciado; uso de drogas e antecedentes familiares de violência na família do parceiro; e temperamento do parceiro.

Conclusão:

conhecer os fatores associados ao agravo ajuda em sua identificação e melhor manejo na Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como contribui para que o município estabeleça ações de educação continuada para profissionais do ESF, a fim de sensibilizar para uma abordagem da violência no cotidiano desses serviços.
Biblioteca responsável: BR21.2